
O colégio
Depois da primária seguia-se o 1º ciclo dos liceus. O colégio O Externato Académico era a única escola que se podia frequentar até ao 3º ciclo e daí seguir para a universidade. Como todos os colégios era caro e frequentado pelo melhor social. Uma notável época e paisagem rodeavam o colégio.
O Costa era o marido da DrªIrene, mulher bonita e escultural, também professora de portugês e linguas, exceptuando as mortas, latim e grego, que eram dadas pela Libitina, uma pós -moderna prematura, de vida privada bem guardada e desconhecida num bairro de Lisboa, onde se dizia residiria com a mãe. A Libitina andava sempre de preto como viúva solteira.
Nessa época já o Costa andava de sobretudo, arrastando uma idade superior à da Drª Irene, pelo que nós, os rapazes, achavamos pouco provável que, à noite, chegasse para ela. O Costa tomava conta da disciplina, do processamento dos recibos mensais e dos processos burocráticos de secretaria relativos aos alunos.
A D. Leonor era a responsável pelo refeitório e pela limpeza e organização das rotinas relativas à manutenção de salas, materiais e quartos existentes no sotão de internato dos alunos residentes e provenientes sobretudo de Lagos.
Sem comentários:
Enviar um comentário